Uma cama linda, aconchegante e bem feita é realmente outra história… não à toa que, quando chegamos no nosso quarto em um hotel bacana, aquela cama incrível super arrumada faz a gente se deslumbrar! Mas isso não deve ser restrito somente quando se viaja: ter uma cama assim todos os dias, em casa, deve ser tão importante quanto a decoração – aliás, uma cama toda arrumada já faz parte do décor de qualquer quarto! E como adoro cada vez mais esse tema, pedi para a minha amiga e personal organizer (e expert em rouparia) Natália Giacometti para nos ensinar como arrumar uma cama digna de hotel: fiquei surpresa com o tanto de opções para arrumar os travesseiros, dependendo do tamanho da sua cama! Natália também tirou várias dúvidas minhas e me enviou tudo lindamente ilustrado pela Marina Costa! Cama de hotel já!

living-gazette-barbara-resende-decor-arrumacao-camas-natalia-giacometti-personal-organizer

A IMPORTÂNCIA DA CAMA ARRUMADA

“Uma lição de organização é começar pela arrumação da cama. É como escovar os dentes, faz parte do acordar diário. Manter os conjuntos dos lençóis também é outra regra da organização. Camas desordenadas com fronhas diferentes e lençóis que não correspondem não tem harmonia. Gosto do que traz conforto, daquela sensação de aconchego e de bem estar. Vestir seja a mesa, a cama ou mesmo o banheiro, completa o ambiente.

Sempre que me hospedo, a cama é um sinal de como vai ser aquela estadia. Uma cama bem feita e que causa uma boa impressão é parte de qualquer viagem. Me lembro de pequena vendo as camareiras pelos corredores, eu pensava: porque a cama do hotel é diferente: várias vezes já desvirei um travesseiro para ver a marca ou ver se o lençol é de elástico ou não.

E também por ser admiradora de boas dobras, as lojas de rouparia de cama sempre me hipnotizam pela perfeição das vitrines. Saber dobrar um lençol e arrumar a cama é mais que uma habilidade técnica e manual, é um cuidado com o que te acolhe todas as noites.”

living-gazette-barbara-resende-decor-arrumacao-camas-tipos-travesseiros-natalia-giacometti-personal-organizerliving-gazette-barbara-resende-decor-arrumacao-camas-natalia-giacometti-personal-organizer-tipos-travesseiros-king-size

CUIDADOS AO LAVAR& PASSAR

“Muitas vezes os lençóis não ficam cheirosos porque foram guardados ainda úmidos. As águas de passar vendidas com o objetivo de perfumar, podem fazer o efeito contrário se forem guardados logo após passar, O ideal é que respirem; certifiquem-se que estejam de fato bem secas antes de guardar. As toalhas, a mesma coisa. Outro segredo é programar manualmente o ciclo da máquina de lavar, incluindo pelo menos mais dois enxágues. O excesso de sabão e amaciante endurece as fibras e alteram as cores.”

NA HORA DAS COMPRAS

“As escolhas são importantíssimas para se ter uma cama bem vestida. Basicamente, que seja 100% algodão, esqueça qualquer sintético, a não ser aquelas mantinhas de sofá de microfibra, a conhecida fleece. De qualquer maneira, ela serve para cobrir e não para de fato, montar e compor uma cama.

O toque é muito importante, mais que a contagem dos fios, veja a maciez e se te passa conforto. O lençol a partir de 200 fios já garante durabilidade e maciez.

Em países estrangeiros, é comum ver-se a nomeação de rouparia de cama inverno e verão, assim como o número de plumas de edredom. Por aqui, o bacana é esquecer o lençol de malha e não escolher lençóis de fibras pesadas. Assim você tem mais versatildidade para usá-lo durante qualquer estação do ano, e quando frio, acrescentar mantas e cobertores.

Saber a medida exata da sua cama para fazer a escolha certa é super importante. Os lençóis devem se ajustar perfeitamente ao seu tamanho para vestir exatamente a cama. Se a sua cama não segue as medidas padrão, procure um serviço personalizado em lojas que fazem sob encomenda.

Uma peça que muitas vezes não se comenta é o Extra Pillow. É uma capa protetora com um enchimento que proporciona mais conforto. As camas de hotel são montadas com ele e em algumas lojas são feitas sob encomenda também.

A loja que indico de antemão é a Trussardi (em São Paulo ela está no Jardins, na rua da Consolação). Eu indico ela pelo atendimento diferenciado, que realmente te orienta da melhor maneira a compra. A loja é pequena e a atenção das vendedoras é incomparável às outras. Outras marcas são também de qualidade, mas como uma experiência para se entender e apreciar o momento da compra, indicaria a Trussardi.”

living-gazette-barbara-resende-decor-arrumacao-camas-natalia-giacometti-personal-organizer

Viram só quanta informação?! Como adoro organização, deixar a cama arrumada logo quando se acorda é, pra mim, um sinal de respeito pelo lugar que você dorme e também o dia já começa do jeito certo – não aguento ver cama desarrumada ao longo do dia! Tenho o costume desde criança de arrumar a cama logo quando me levanto; claro que não estou nesse nível da Nati, mas ainda chego lá! Aliás, acho que as crianças desde cedo devem arrumar sua própria cama e assim aprender a respeitar esse espaço e criar essa rotina tão importante no nosso dia.

Bom, não dá para deixar de mencionar que um conjunto de lençol de ótima qualidade cuuusta, portanto indicaria comprar aos poucos para não pesar no bolso e assim também você vai testando, vendo o que gosta e o que não gosta. Eu adoro tudo branco, principalmente se tiver algum detalhe de renda, mas também não dispenso os tons suaves. Para te inspirar, a Natália tem um mural Bedding no seu pinterest, que super vale a pena olhar!

E pra finalizar, adorei isso que ela falou:

“Se você tiver qualquer lençol, dificilmente irá se interessar por ele. Vale muito tentar a experiência!”